Instruções de Conversão de RGB para CMYK

Tutoriais

Para entender um pouco melhor sobre a importância da conversão do sistema de cores RGB para o CMYK é necessário saber o motivo pelo qual deve-se converter, certo?

O sistema RGB é utilizado em telas, como computadores e smartphones, já o CMYK é utilizado para impressões e, a maneira pela qual telas e impressoras trabalham é bastante diferente e suas finalidades também. Por esse motivo é importante fazer a conversão de um sistema para o outro quando for enviar um material para impressão, pois se cada um tem a sua finalidade, não devem ser usados de maneira errônea.

O que ocorre quando a conversão não é feita e a arte enviada está no sistema RGB é que a impressora faz essa troca automaticamente, e o grande problema é que não há como saber como o produto final ficará até que ele seja impresso, caso ocorra alguma divergência, só será possível verificar depois de estar pronto e, no caso de alguma diferença muito grande de cores, pode haver perda de material e também de investimento.

 

O sistema CMYK

CMYK-tonner

O CMYK é a abreviação para:

C – cyan / ciano

M – magenta

Y – yellow / amarelo

K – black ou key color / preto

Esse sistema de cores funciona com base em pigmentação e é um padrão subtrativo, ou seja, para chegar em tons e cores pretendidas é necessário “remover” cores. As quatro cores (ciano, magenta, amarelo e preto/cor chave) variam em uma escala de 0 a 100% e, a partir do trabalho nessa escala é possível criar uma infinidade de cores e tonalidades. É o sistema utilizado em impressões, pois é nele que as máquinas de impressão se baseiam. Cada canal varia de 0 a 100% e, para criar as cores e tonalidades deve-se trabalhar em cima dessas porcentagens.

 

O sistema RGB

RGB-colors

Já o RGB é a abreviação para:

R – red / vermelho

G – green / verde

B – blue / azul

*imagem*

O padrão RGB é utilizado em telas, como televisores, monitores de computador e celulares e é baseado em adição, ou seja, é necessário adicionar uma cor sobre a outra para criar as demais e independe de luz externa ao aparelho, então toda a cor e tonalidades é ‘criada’ e lida dentro da tela. A maneira pela qual percebemos as cores no modo RGB é bastante diferente de como percebemos cores impressas, por esse motivo é importante fazer a conversão, afinal, mesmo que não pareçam diferentes em telas, na hora de fazer a impressão a diferença aparece!

 

  • Branco, preto e escalas de cinza

Para materiais que serão impressos em branco, preto e escalas de cinza (1×0 e 1×1), é preciso ficar bastante atento para que o envio seja correto (CMYK). O que ocorre é que, quando enviado em RGB, a impressora fará a conversão automática, de modo que o canal K (preto) fique com acúmulo de cor/pigmento, fazendo com que a cor/tinta preta fique com o que chamamos de “calçado”, ou seja, muito espessa.

O resultado do uso do preto calçado pode ser um material de qualidade duvidosa, com borrões e de difícil leitura, caso haja textos. No caso de impressão em materiais mais delicados e finos, o preto pode ficar borrado e danificar todo o impresso.

Lembre-se também de que, em textos utilizamos o canal K = 100% e o restante em 0%, dessa forma o texto não terá nenhum tipo de alteração de cores ou tamanhos não desejados.

 

Em alguns programas é possível iniciar a arte já com o sistema de cores CMYK, porém, caso não seja de sua preferência, após terminar a arte faça a conversão, conforme indicamos a seguir.

 

Adobe Illustrator

Para fazer a conversão no Adobe Illustrator, vá em File / Arquivo  > selecione Document Color Mode / Modo de Cor > selecione o CMYK Color.

Illustrator rgb to cmyk

O Illustrator permite que o projeto se inicie com o sistema de cores CMKY.

 

Adobe Photoshop

Com a imagem aberta no programa, vá em Image / imagem > Mode / Modo > selecione CMYK Color.

Ps RGB to CMYK

CorelDraw

Para fazer a conversão no CorelDraw, selecione a imagem a ser convertida > vá até a barra de menu > selecione Bitmaps > Converter em bitmap

CDR RGB to CMYK

Deixe o campo de resolução com, no mínimo, 300dpi >  selecione em modo de cor a opção Cor CMYK (32 bit).

CDR RGB to CMYK

Marque as opções: Suavização de Serrilhado e Fundo Transparente. 

 

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossa Central de Atendimento!

Você também pode gostar das instruções abaixo